quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cartaz - da oficina horticultura Urbana e Educação Ambiental

Criado por Tatiana Gallan

Nova etapa....as Oficinas

Curso Gratuito de Horticultura Urbana na Zona Leste de São Paulo

Projeto de educação ambiental da Ong INRI promove o desenvolvimento das práticas de cultivo em pequenos espaços.

Terá início dia 18 de Janeiro o curso gratuito de Horticultura Urbana e Orgânica, que tem como objetivo capacitar a comunidade local para o cultivo e manejo orgânico de hortaliças em pequenas dimensões de terreno, utilizando garrafas PET, vasos e etc.

As oficinas serão compostas de aulas práticas e teóricas, na qual os participantes aprenderão a preparar o substrato (solo), drenagem, selecionar e preparar as mudas, semear e produzir compostos orgânicos através dos resíduos sólidos produzidos em casa, que habitualmente é destinado ao lixo, diminuindo assim, a quantidade de resíduos produzidos nos lares, beneficiando o meio ambiente.

O curso de Horticultura Urbana e Orgânica é uma etapa do projeto “Trilha Plena dos Sentidos”, desenvolvido pela OnG INRI – Instituto Nacional de Renovação Integrado, tendo como financiador o FEMA SP – Fundo Especial do Meio Ambiente e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, e tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a comunidade e entorno da Vila Guilhermina através da educação ambiental para agirem de forma sustentável, respeitando qualquer forma de vida e deixando o ambiente melhor para as futuras gerações.

As oficinas serão desenvolvidas no Viveiro Ramá, que fica na Rua Dourados, n° 7, Vila Guilhermina, próx. Ao Metrô. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas e podem ser feitas na sede do INRI, que fica na Rua Dr. Campos Moura, 408, Artur Alvim ou através do telefone (11) 2743-8152.

No viveiro...a turma trabalha....



Capacitação dos Monitores em Educação Ambiental




Mostrando a percepção ambiental de sua região.






                                       
Hummmm...Hora do café....


Horas muito agradáveis...

Enquanto isso no viveiro.....muito trabalho



Reunião



Reunião entre a equipe técnica do Fundo Especial do Meio Ambiente (FEMA - SP), a equipe técnica do projeto e os futuros monitores.

Reunião técnica


No dia 20/10 nossa primeira reunião para organização.
Andréa, Elizabeth e Fabiane

"Projeto: Trilha Plena dos sentidos"

A “Trilha Plena Sentidos” é um projeto idealizado pelas profissionais Elizabeth Barbosa (ecopsicologa) e Fabiane Ribeiro (arquiteta paisagista) dentro do INRI - Instituto Nacional de Renovação Integrada, foi contemplado com o financiamento do FEMA - SP– Fundo Especial do Meio Ambiente, é dividido em tres partes:

  • Formação de monitores: esses monitores são ex alunos do curso de Jardinagem e Paisagismo realizados pelo Instituto durante os anos de 2008, 2009 e 2010. Estarão sendo capacitados para ministrar as oficinas de horticultura Urbana e serem guia dos trilheiros.

  • Oficinas de Horticultura Urbana e Educação Ambiental: oficinas abertas a toda a comunidade com o objetivo de proporcionar um aprendizado do cultivo de hortaliças em pequenos espaços, e vivencias objetivando a sensibilização dos participantes para a problemática ambiental.

  • Trilha Plena dos Sentidos: A trilha é uma proposta educativa transdisciplinar integra o ser humano como um todo e promove a motivação para que o indivíduo preserve e o meio natural, se perceba dentro do contexto da “totalidade”, olhe com “outros olhos”, ou melhor, sinta com totos os sentidosa a sua relação com o meio. O exercício busca despertar a conscinecia ambiental e repensar as suas atitudes frente ao mundo.
Todo o processo do projeto será postado para que possa ser acompanhado por todos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...