terça-feira, 22 de setembro de 2009

Siga essas instruções e você contribuirá para que sua criança cresça feliz!


Brinque com os filhos - Os pais, muitas vezes, para agradar, acreditam que a quantidade de brinquedos é a melhor forma de suprir a necessidade de seus filhos. Lembrar de uma brincadeira da infância e propor ao seu filho também é uma alternativa muito interessante e deve ser feita com total espontaneidade. O prazer de brincar, de ensinar uma nova brincadeira, deve acontecer naturalmente, senão torna-se mecânico e não existe continuidade.

Crie um espaço próprio para a criança brincar - Criança deve ter horário de criança e espaço de criança e, podar ou cortar bruscamente uma brincadeira, sem explicação aparente, é desrespeitar essa possibilidade de brincar. Dica: Diga a seu filho: Vai terminando de brincar... Dê uns 5 minutinhos e aí sim, oriente-o a encerrar definitivamente a brincadeira. Desta forma ele iniciará e terminará o que estiver fazendo, dando-lhe a satisfação de dever cumprido!

Aproveite o seu cotidiano para brincar com a criança - Bater um bolo, por exemplo, pode se tornar uma gostosa e divertida brincadeira entre pais e filhos e é importante que a criança sinta que a situação é divertida para os dois. Assim, percebe-se claramente que as velhas e boas brincadeiras são passadas intuitivamente de geração para geração. Por esse motivo, jogar bola, empinar pipa, ou mesmo brincar de boneca são situações corriqueiras para as crianças de hoje. A proposta é simples e gostosa; a possibilidade dos pais viverem seu lado criança com seus filhos. Experimente, não há nada melhor.

Analise o brinquedo ofertado – Como pais, devemos nos questionar: O que pretendemos com as nossas crianças, e que valores queremos transmitir a elas? Qual a verdadeira função do brinquedo? Quais critérios escolhemos para presentear nossos filhos?

Ofereça brinquedos simples – Quanto mais simples for o seu brinquedo, mais a criança se tornará ativa em sua fantasia. Este movimento interior da fantasia, é tão importante para a criança como o movimento de seu corpo físico. Quando damos brinquedos que falam sozinhos, piscam os olhos, se movimentam de um lado para o outro ao apertar de um botão, acabam atrofiando a sua fantasia, e prejudicamos o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
O que você precisa saber sobre bonecas!

As bonecas atravessaram épocas e civilizações, representando valores humanos, históricos e culturais importantes. Atualmente, nos deparamos com inúmeras distorções quanto à oferta de bonecas para crianças, pois, as mais vendidas não representam crianças, mas sim adultos. Por outro lado os materiais sintéticos (plásticos, borrachas, etc), que são utilizados na construção dessas bonecas, não estimulam as forças da fantasia da criança, eles não existem na natureza, por isso são frios, e ainda não oferecem nenhum valor construtivo para o desenvolvimento infantil.
A origem da boneca é tão antiga quanto a história do homem e provavelmente as suas primeiras aparições foram na Pré-História. Elas passaram a ser vistas como brinquedos infantis no século XVIII, sendo fabricadas a partir de então, em maiores quantidades.
Destacando como exemplo a importância da simplicidade dos brinquedos que possibilita à criança ter uma fantasia mais rica e uma imaginação criadora. Outro aspecto relevante a ser abordado se refere aos tipos de bonecas e ao processo evolutivo da criança, ou seja, ela deve brincar com bonecas adequadas à sua faixa etária, respeitando as suas necessidades físicas e emocionais.
A boneca para a criança é um espelho do seu ser, é uma amiga muito próxima do seu coração, pois sempre a acompanha em todos os seus momentos, seja nas brincadeiras, nas tristezas e alegrias, na cama ao dormir, por esse motivo a criança estabelece uma relação de imenso valor para com a boneca, e isso não ocorre com outros brinquedos.
A criança precisa vivenciar diferentes tipos de materiais naturais como: lã de carneiro, feltro, malha de algodão, etc. Na verdade, estes materiais são vivos e despertam calor, segurança. Isto ela pode aprender com este tipo de boneca.
Assim, uma boneca elaborada a partir dessas concepções, possibilita à criança cultivar o seu próprio ser. Oferecer à criança, brinquedos confeccionados com respeito e qualidade é um gesto de amor que certamente deixará boas sementes para o adulto que virá.
A boneca é a imagem do ser humano. A criança a imita e se identifica com ela.
A boneca na mão de uma criança, é para ela um espelho de seu ser e de seu processo evolutivo.
Como o ser humano é composto na sua diversidade de três elementos (cabeça, tronco e membros), estas bonecas também apresentam estas características bem definidas.
A forma humana representa a totalidade da missão do ser humano, e assim, a criança poderá através dessa boneca, conviver com a verdade e com as relações humanas.

Então você aprendeu:
Brinque com seu filho! Aproveite o seu cotidiano para estimular a brincadeira! Crie um espaço para oportunizar a brincadeira! Analise o brinquedo que você estará ofertando à criança... dê preferência aos brinquedos simples!

Serviço de orientação psicopedagógica
INRI - Instituto Nacional de Renovação Integrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...